Gambás são reintroduzidos à natureza

Cinco filhotes de gambás (Didelphis albiventris) foram devolvidos à natureza nas manhãs de 14 e 15 de janeiro em Salto do Jacuí. Essa foi a primeira vez que esse tipo de ação foi realizada no município de acordo com o Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA).

Os animais tinham em torno de três meses quando foram encontrados junto a mãe, que teve a vida tirada pela ação humana. Conforme a diretora DMMA, Cleonice Moreira Fredi os gambás não puderam ser transferidos para o Criadouro Conservacionista São Brás, localizado em Santa Maria, pela fragilidade em que se encontravam. Assim, explica a diretora, sob orientação do Criadouro, o DMMA, em parceria com integrantes do Grupo Miau, buscou tutores dispostos a cuidarem dos animaizinhos. Três pessoas se voluntariaram, Alice Landvoigt ficou com três animaizinhos, Michele Goelzer ficou com dois e Thays Billig ficou com os outros dois. Deste total apenas dois não sobreviveram.

Como nunca havia sido feito este tipo de ação no município, o DMMA buscou informações de como proceder com os animais junto a inspetora Patrícia Mozzaquatro Coradini, que já cuidou mais de 100 destes animais no município de Bagé. Diariamente as tutoras repassavam as informações e as dúvidas ao DMMA, e assim, quando os animais atingiram em torno de 300 gramas puderam ser reintroduzidos ao seu habitat.

O DMMA, agradece a todos que participaram deste processo. “Deixamos o alerta que os animais são responsáveis pela dispersão de sementes, pela polinização, que resulta na recomposição florística, mas sem seus atores, a mata é um palco vazio prestes a desabar e levar junto toda a humanidade” alerta Cleonice.

Anterior Agricultura realiza serviços nos distritos

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo